Vinte e um países unidos no
combate à corrupção. Esse é o objetivo da campanha #CORRUPÇÃONÃO, realizada
pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação
Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp). A ação visa ampliar o debate
sobre o combate à corrupção, além de conscientizar as pessoas sobre o papel do
Ministério Público no enfrentamento a este tipo de crime.
A
campanha #CORRUPÇÃONÃO tem foco na internet e visa atingir, principalmente,
jovens de 16 a 33 anos. A ideia é explorar as redes sociais com o uso das
hashtags #CORRUPÇÃONÃO e #CORRUPCIÓNNO. A escolha do público-alvo levou em
conta o potencial mobilizador da rede e da indignação dos jovens em torno do
assunto.
Segundo
o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pesquisas recentes da
Transparência Internacional apontam que os jovens são os mais incomodados com a
corrupção. "Eles também são os mais dispostos a encarar as mudanças
culturais necessárias ao enfrentamento da corrupção", explicou. Ele
ressaltou, ainda, que esta é uma oportunidade para reforçar o papel do
Ministério Público brasileiro no combate à corrupção nas esferas cível,
criminal e, ainda, na recuperação de ativos.
O
lançamento da campanha, que terá versões em português e espanhol, será feito em
todos os países participantes. Para o sucesso e o alcance do público durante os
dois meses de duração, foram criadas diferentes estratégias de engajamento.
"Nosso objetivo é atrair o público para, junto ao MPF, dizer 'não' à corrupção",
reforçou a procuradora da República Anna Carolina Resende, do Centro de
Comunicação Integrada (CCI).