quarta-feira, 29 de julho de 2015

BC sobe juro pela sétima vez e Selic vai ao maior nível em 9 ano

© Fornecido por Estadão Banco Central
O Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 29, elevar a taxa de juros da economia em 0,50 ponto porcentual. Foi o sétimo aumento seguido, levando a Selic para 14,25% ao ano, o maior nível desde 2006. A decisão foi unânime, mas não contou com a participação de Tony Volpon, que se absteve de participar. Na semana passada, Volpon afirmou que votaria de novo pelo aumento dos juros.

A autoridade monetária justificou a decisão dizendo que "a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016."

No mercado financeiro, houve uma reviravolta nas expectativas. Até a semana passada, os analistas estavam divididos entre as chances de um novo aumento da Selic em 0,50 ponto porcentual ou uma alta de 0,25 ponto. Mas as apostas migraram para a elevação da Selic até 14,25% depois da redução da meta fiscal e de declarações de diretores do Banco Central.

Veja abaixo a íntegra do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom):

"Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 14,25% a.a., sem viés.

O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016."

Estadão

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...