quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Confiança do consumidor interrompe 6 quedas e avança em novembro, diz FGV

© Foto: Paulo Whitaker/Reuters
A confiança do consumidor brasileiro interrompeu seis meses de queda e subiu 1,3 por cento em novembro na comparação com o mês anterior, com destaque para a melhora nas expectativas.

A Fundação Getulio Vargas informou nesta quarta-feira que o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 76,7 pontos em novembro, contra 75,7 pontos em outubro.

O Índice de Expectativas teve alta de 2,1 por cento, a 82,8 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) ganhou 0,2 por cento em novembro e foi a 65,8 pontos.

"Os consumidores melhoraram suas perspectivas com relação ao futuro econômico. Mesmo com essa recuperação, as vendas de Natal parecem estar comprometidas, pois a intenção de compras de bens duráveis atingiu em novembro o menor nível da série, influenciada pela piora da percepção sobre a situação financeira da família", disse em comunicado a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt.

As perspectivas para a economia brasileira continuam em franca deterioração, com economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetando retração de 3,15 por cento este ano, em meio a incertezas na área fiscal e forte crise política, com inflação e desemprego elevados.

Reuters

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...