quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Número de casos de microcefalia no RN sobe para 60, diz Sesap

Subiu para 60 o número de casos de microcefalia notificados no Rio Grande do Norte. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o número corresponde a casos registrados desde agosto até esta quarta. O aumento de casos de microcefalia em estados do Nordeste fez o Ministério da Saúde declarar estado de emergência em saúde para investigar as causas da má-formação genética.

De acordo com a Sesap, dos 60 casos registrados no estado até está quarta, 22 foram apenas em Natal. Depois da capital, os municípios que mais tiveram notificações foram Mossoró (5), Ceará-Mirim (4) e Parnamirim (3). Natal também lidera o número de óbitos registrados entre os casos, com três. Ceará-Mirim e Nova Cruz também registraram mortes.

A secretaria ainda informou que 40% das mães cujos bebês foram diagnosticados com microcefalia relataram ter algum sinal ou sintoma de doença exantemática, ou seja, que apresentam manchas pelo corpo, durante a gravidez. Os relatos reforçam a hipótese apresentada pelo Ministério da Saúde de que o aumento da ocorrência de microcefalia teria relação com os casos de zyka vírus registrados no primeiro semestre de 2015.

Protocolo definido

A Sesap também informou que nesta segunda-feira (22), foi definido o protocolo de 'Atenção à Saúde para atendimento às gestantes e mães com bebês diagnosticados com microcefalia'. De acordo com a secretaria, o documento define fluxo de cuidado, exames laboratoriais e de imagem.

Ainda esta quarta, uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus) do Ministério da Saúde estará em Natal para traçar estratégias de investigação dos casos notificados.

Do G1 RN

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...