domingo, 28 de maio de 2017

Uso do Facebook tem ligação com baixos níveis de saúde e felicidade

Apesar de proporcionar a interação entre mais de dois bilhões de pessoas, o Facebook pode oferecer indícios não muito positivos sobre seus usuários. Um estudo realizado pelas universidades da Califórnia em San Diego e de Yale apontou que o uso da rede social pode estar relacionado a níveis mais baixos de saúde e felicidade. Para o site “Digital Trends”, trata-se de uma descoberta alarmante se levarmos em conta a popularidade da plataforma.
Publicada na Revista Americana de Epidemiologia (American Journal of Epidemiology), a pesquisa aponta que aqueles que utilizam o Facebook com mais frequência são menos satisfeitos com suas vidas e menos saudáveis que as pessoas que não utilizam a rede social tantas vezes. Para chegar à esta conclusão, Holly Shakya, professora de saúde pública na Universidade da Califórnia em San Diego, e Nicholas Christakis, diretor do laboratório de humanidades na Universidade de Yale, analisaram a saúde mental e as interações social de 5.208 pessoas durante dois anos.
Durante o período, os participantes responderam a diversas perguntas que ajudavam a monitorar sua saúde, suas emoções e analisar o uso da rede social. Os pesquisadores descobriram que a frequência de acessos à rede social estava fortemente ligada a “saúde social, física e psicológica comprometidas”. Segundo o estudo, a chance do usuário apresentar problemas de saúde mental aumenta de 5% a 8% conforme conforme aumenta o número de curtidas, de cliques em links e de atualização de status.
Esta, porém, não é a primeira pesquisa que apresenta uma relação entre o uso da rede social e a saúde individual. Um estudo anterior apontou que, quanto maior a frequência de acesso à plataforma, maiores as possibilidades de a pessoa apresentar sintomas de isolamento e ansiedade.
iG

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...