quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Concluída desde 2015, UPA de Santa Cruz, RN, nunca funcionou

UPA de Santa Cruz, RN, está pronta desde 2015, mas faltam equipamentos
(Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)
Concluída desde 2015, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Cruz, localizada a 120 quilômetros de Natal, é mais uma obra realizada com recursos do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Mas ela continua sem prazo para funcionar. Sem uso, o prédio que custou R$ 1,41 milhão já tem parte da estrutura mofada e paredes descascando.

Segundo a Prefeitura, o problema é que falta dinheiro para equipar a UPA e não há qualquer previsão para que haja disponibilidade de recurso. Uma emenda parlamentar foi destinada para esse propósito, mas entrou na lista de contingenciamento do Ministério da Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Myllena Bulhões, a UPA não funcionou ainda por falta da verba para comprar equipamentos. Recursos foram conseguidos através de uma emenda parlamentar, mas o próprio Ministério da Saúde contingenciou. "Estamos correndo agora para conseguir uma nova emenda", ressaltou. Ela afirmou que não há prazo para conclusão. 

Cinco UPAs que estão em obras no RN, mas enfrentam atrasos, paralisações ou situações semelhantes à unidade de Santa Cruz. As unidades foram listadas pelo próprio Ministério da Saúde - elas foram financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custaram juntas R$ 10 milhões.

De acordo com o Ministério da Saúde, as obras poderão passar por auditoria e se não começarem a operar as prefeituras terão que devolver recursos à União.

G1 RN

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...