terça-feira, 19 de junho de 2018

Estudo indica qual operadora tem o melhor 4G do Brasil

Getty Images

A OpenSignal, uma empresa britânica que estuda redes de internet sem fio ao redor do mundo, divulgou nesta terça-feira, 19, mais um levantamento referente às conexões móveis no Brasil revelando qual é a melhor provedora de 4G do país.
Na avaliação da OpenSignal, a Claro é a operadora com o melhor 4G do Brasil. Por “melhor 4G”, entende-se que é a empresa que fornece a maior velocidade média de download (28,18 Mbps), maior velocidade média de upload (9,28 Mbps) e a menor latência (61,21 milissegundos).
No entanto, a Claro não é unanimidade. No quesito cobertura do 4G, a Tim supera a concorrente. Um celular com chip da Tim consegue acessar uma rede 4G em 75,8% das tentativas, em média, segundo as métricas do estudo da OpenSignal.
Outro ponto em que a Claro perde é em latência do 3G, superada pela Nextel com 62,5 milissegundos de atraso. Além disso, a Claro vence em velocidade de download por 3G (4,5 Mbps); e velocidade de download geral, incluindo 3G e 4G (16,92 Mbps).
A OpenSignal também analisou as principais operadoras do Brasil por regiões metropolitanas. A Claro permanece com o 4G mais rápido em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas nas outras categorias, há uma mistura maior de operadoras.
No quesito latência do 4G, por exemplo, a Nextel é líder em São Paulo, a Oi lidera no Rio de Janeiro e a Tim divide com ela a liderança em Belo Horizonte. Já no quesito cobertura do 4G, a Tim vence nas três regiões, dividindo com a Claro a liderança em Belo Horizonte.
O estudo foi feito a partir do aplicativo da OpenSignal, instalado em 372.841 smartphones espalhados pelo Brasil. Mais de 6 bilhões de medições de velocidade de internet entre 1 de março e 29 de maio de 2018 compõem o resultado da análise.
Olhar Digital

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...