segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A imagem está se mexendo ou é apenas ilusão de ótica? Veja a resposta

© DR

Por vezes, o cérebro pode nos enganar e dar uma perspectiva errada do que estamos observando. De forma a comprovar isso Alice Proverbio, uma professora de neurociência cognitiva na universidade italiana de Milano-Bicocca, compartilhou uma imagem no Twitter, revela o Gizmodo. A questão que se coloca é esta: as imagens estão em movimento ou não?

A ideia é que estão em movimento mas isso não passa de uma ilusão provocada pela competição entre neurônios no córtex visual, como explica a professora. 

"O V5 é a área dedicada ao processamento do movimento, enquanto o V4 é dedicado ao processamento da cor e à forma. Os neurônios V4 estão tão saturados que a taxa de neurônios V5 que estão a sendo 'disparados' é interpretada como um sinal sensorial", explica ela num tweet. 

"Basicamente representa um exemplo da competição no córtex visual. Sempre que um sinal é atenuado ou suprimido outros inputs têm a oportunidade de serem representados a níveis cognitivos mais elevados", acrescenta Alice Proverbio. 

Notícias Ao Minuto

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...