© reprodução/Instagram #BolsonaroDay foi impulsionada por robôs |
No
último dia 15 de março, quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram às
ruas, apesar das recomendações de isolamento social feitas pela Organização
Mundial da Saúde (OMS), por conta do novo coronavírus, o Twitter subiu a hashtag
#BolsonaroDay, que figurou nos trending topics como um dos assuntos mais
comentados ao longo de todo o dia.
Um estudo feito pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), e divulgado nesta sexta, 3, pelo
Valor Econômico, revela que 55% das postagens desse dia envolvendo a hashtag
#BolsonaroDay foram feitas por robôs.
A pesquisa identificou a
ação de 23,5 mil usuários não humanos a favor do presidente em um universo
total de 66 mil usuários que publicaram a “hashtag” naquele dia.
Segundo o levantamento, é
um exército de “bots” e ciborgues criados, cultivados e programados para fazer
bombar o assunto que for conveniente para quem os comanda, no exato momento
escolhido para o ataque.
A essa tropa somam-se 1,7
mil contas que publicaram sobre #BolsonaroDay e, horas depois, foram apagadas
do Twitter.
O comportamento, segundo a
pesquisa, é típico de bots. Antes de sumir, o grupo foi responsável por 22 mil
tuítes a favor de Bolsonaro.
Catraca
Livre