sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sesap diz que suprimento de soro antiveneno só será reabastecido em 2020

José Aldenir / Agora RN - Soros antiveneno são de responsabilidade do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) afirmou que o estoque de soros antiveneno só tem perspectiva de ter sua distribuição normalizada a partir do próximo ano. Em entrevista à rádio Agora FM (97,9), o secretário de Saúde Cipriano Maia informou que até o final do ano o estado continuará enfrentando uma limitação.
Os soros antiveneno são de responsabilidade do Ministério da Saúde, que realizam o repasse para os estados e Distrito Federal. A distribuição das soluções está sendo racionalizada em todo o país, segundo o Ministério.
Apesar da limitação, Cipriano Maia afirmou que não houve ainda uma situação em que não se dispusesse do soro para atendimento. “Nós temos divulgado com frequência que os soros antiveneno têm um estoque limitado, e nós temos racionalizado ao extremo a utilização, procurando seguir protocolos, ter mais critérios, para evitar que se falte”, explicou.
O secretário contou também que a situação da vacina antirrábica para animais também é insuficiente. “O estoque que o estado recebeu não dá para vacinar todos os animais”. Segundo Cirpriano, a Sesap desenvolveu um plano de ação para contornar a situação.
“Investigamos a ocorrência de morcegos contaminados, e evidências de algum risco maior para humanos, e planejamos a nossa campanha para aqueles municípios que têm o maior risco, maior concentração de animais e ficamos com um pequeno estoque de reserva, para caso ocorra alguma situação de alerta em outros municípios que não foram contemplados”, concluiu o secretário.
Agora RN

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...