quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Governo não tem verba para pagar o 13º do Bolsa Família

Crédito: Carolina Antunes/PRJair Bolsonaro assinou MP sem prever a origem dos recursos

O presidente Jair Bolsonaro não terá dinheiro para cumprir a promessa de pagar um 13º aos beneficiários do Bolsa Família neste ano. Segundo análise de técnicos do Congresso, programa tem rombo de R$ 759 milhões em 2019.

Chamado pelo governo de “adicional natalino”, esse 13º foi anunciado em outubro por Bolsonaro e pelo ministro da Cidadania Osmar Terra, que tinha garantido um aumento de R$ 2,6 bilhões no orçamento do programa.

O presidente assinou uma medida provisória (MP), com validade imediata, para implementar o adicional de fim de ano.

Divulgado pela Folha de S.Paulo nesta quarta-feira, 20, o documento do Legislativo concluiu que a MP assinada fere normas legais por não prever a origem dos recursos para bancar o novo gasto deste ano.
Outro lado
Em resposta à publicação da Folha, o presidente disse que a falta de verba apontada pelo setor técnico do congresso não passa de fake news.

“Jornaleco não vive sem mentir”, disse Bolsonaro. “Suspendi minha assinatura e muitos empresários têm cancelado contratos publicitários nesse jornal campeão de fake news e desinformação.”

O governo ainda não esclareceu qual será a origem dos recursos para o pagamento desse 13º. O Ministério da Economia ainda não se manifestou.

Catraca Livre

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...