quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Secretaria da Saúde registra cinco casos suspeitos de coronavírus no RN


Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP
O Rio Grande do Norte tem cinco casos suspeitos de coronavírus. É o que informou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na manhã desta quinta-feira (27). Os casos são considerados suspeitos conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Dos três casos que estavam sob investigação, apenas um segue sem definição. Os outros dois foram classificados como suspeitos para Covid-19 - o novo coronavírus. Além desses, foram notificados mais três casos, os quais já foram classificados como suspeitos.

A secretaria informou ainda que todos casos suspeitos no Rio Grande do Norte possuem histórico de viagem à Itália. Os pacientes seguem em isolamento domiciliar, enquanto aguardam a confirmação ou descarte de caso para Covid-19.

"A Sesap já deu início às primeiras medidas de investigação e monitoramento, conforme estabelecido previamente no Fluxo e Plano de Contingência Estadual para Covid-19, diante de caso suspeito", informou a pasta em nota.

Pessoas que apresentem sintomas característicos da doença e que possuem histórico de viagem recente a um dos dezesseis países (China; Japão; Irã; Vietnã; Camboja; Tailândia; Coreia do Sul; Coreia do Norte; Singapura; Alemanha; Austrália; Emirados Árabes; Filipinas; França; Itália e Malásia), ou contato com caso suspeito ou confirmado por Covid-19, devem procurar atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência.

Confira as principais informações:
·       Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus no país
·       Trata-se de um homem que mora em SP, tem 61 anos, e veio da Itália
·       Ele está em quarentena domiciliar
·       30 pessoas da família estão sob observação
·       Além destes casos, há pacientes em investigação em todo o país
·       Outros 59 casos foram descartados
·       16 passageiros que estiveram no mesmo voo devem ser postos em observação – alguns podem ter pego conexão e ido para outros destinos

Dicas de Prevenção
·       Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
·       Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
·       Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
·       Não compartilhar objetos de uso pessoal;
·       Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
·       Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
·       Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
·       Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

G1 RN

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...