sábado, 18 de abril de 2015

Dicas: Redação para Concursos Públicos, Erros para evitarmos

Saber escrever é algo de grande importância, principalmente para redigir uma boa redação em concurso público. Saber se expressar de forma adequada e precisa, respeitando a ideia solicitada na prova e as normas da Língua Portuguesa, pode ser complexa para algumas pessoas, mas seguindo algumas dicas de redação é possível aprender a redigir bem.
Este artigo mostrará erros bastante comuns (e graves) e como podemos evita-los para termos uma ótima pontuação na prova de redação em concursos públicos:
1) Utilização de gírias: É fundamental evitar gírias em uma redação, pois a riqueza de seu vocabulário é muito analisada por profissionais da língua portuguesa. Devemos diferenciar o modo que falamos (oralidade) e o modo que escrevemos (textualidade).

2) Expressões do dia a dia: Aquelas expressões que estamos acostumados, podem trazer grandes problemas se colocarmos em uma redação. Exemplos como: “a culpa é dos políticos”, “se cada um fizer a sua parte”.

3) Linguagem difícil: O que os examinadores mais desejam é que os candidatos façam uma redação simples e direta. Por isso, devamos fugir das palavras e da linguagem difícil, pois não será necessário. Um texto sucinto e de fácil entendimento é bem avaliado e costuma ceder bons pontos ao candidato.

4) Piadas: O desejo que muitos candidatos têm na hora de fazer uma redação é colocar algumas piadinhas, trocadilhos ou qualquer outra coisa que pareça que o candidato não está levando a sério.

5) Títulos só quando for necessário: Só elabore títulos para a sua redação quando eles são pedidos. Do contrário, você pode perder muitos pontos devido a essa bobagem. Fique atento e leia a prova para saber se é necessário criar um título ou não.

6) Senso comum: Adjetivações, juízo de valor e senso comum custam caro para os candidatos que insistem nisso. O ideal é que você não utilize clichês ou chavões. Concentre-se e tenha criatividade ao elaborar uma redação com soluções às questões apresentadas, para que possa obter uma boa pontuação com os examinadores.

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...