segunda-feira, 29 de junho de 2015

Espera para retirada de Carteira de Trabalho chega a 40 dias no RN

O trabalhador que pretende ocupar uma vaga no mercado de trabalho do RN enfrenta mais uma dificuldade, que é a de tirar a carteira de trabalho para garantir o posto. Atualmente, mais de 4 mil pessoas esperam, no mínimo, 30 dias para para abrir um protocolo para retirar o documento de trabalho e mais 10 dias para ter o documento em mãos na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Natal. A final de espera pode chegar a 7 mil aguardando mensalmente para receber o documento. A afirmação é do chefe da sessão de empregos e salários da Superintendência , José Augusto Cortes. Uma combinação de falhas que vão desde a superlotação pela quebra de convênios com Centrais do Cidadão e Prefeitura e falta de funcionários transformou a simples tarefa de tirar o documento em uma missão difícil e demorada.
José Augusto Cortes afirma que o problema começou em janeiro deste ano, quando o governo federal mudou o sistema de emissão de carteiras de trabalho. As prefeituras e Centrais do Cidadão - também responsáveis por emitir o documento à época - não adquiriram os novos equipamentos – kits de captura de imagem e digital - e os convênios foram rompidos, restringindo o atendimento a seis locais em todo RN. A partir de então, só ficaram disponíveis em Nova Cruz, Goianinha, Caicó, Assu e Mossoró, além de Natal. Segundo José Augusto, cada kit custa em média R$ 2.500 e vem com câmera, coletor digital e coletor de assinatura.
Com informações da Tribuna do Norte

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...