sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Confira os dez alimentos que ajudam a amenizar a TPM

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge cerca de 80% das brasileiras, segundo o blog de Ana Paula Scinocca no jornal Estado de S. Paulo. No entanto, é possível amenizar os sintomas.

De acordo com a nutricionista Marianna d’ Avila de Moura, a alimentação é um dos maiores aliados na luta contra a TPM. “Mas não adianta deixar para comer direito só quando a TPM chegar”, adverte. “O cuidado com a saúde e a escolha dos alimentos certos tem que acontecer durante todo o mês”, diz.

Confira os dez alimentos que podem ajudar a aliviar a TPM.

1 – Água: Nessa fase, aumenta-se retenção de líquidos – daí a sensação de inchaço.

2- Melancia: Diurética e rica em magnésio.

3- Verduras verdes escuras: São ricas em magnésio, potássio e ferro. Também são fonte de cálcio, que auxilia nas contrações musculares, diminuindo as dores da cólica.

4- Cacau: Fonte de triptofano (precursor da serotonina) e magnésio, vai ajudar a controlar o mau humor. Porém, o que vale é o cacau e não qualquer chocolate. A nutricionista recomenda consumir o chocolate com no mínimo 70% do alimento.

5- Aveia e alimentos Integrais: Também agem na liberação da dopamina e serotonina, hormônios do bom humor e bem-estar.

6- Damasco: Alivia as dores causadas pela cólica e ajuda na saciedade e na sensação de bem-estar.

7- Oleaginosas: Ideais para quem, durante a TPM, não se controla na comilança.

8- Iogurtes e leites (fonte de cálcio): Mulheres com maior ingestão de cálcio apresentam menor risco para os sintomas da TPM, isso porque mulheres com esse quadro apresentam menores níveis de cálcio no sangue.

9- Grão de Bico: Rico em triptofano, aminoácido essencial para a liberação da serotonina.

10- Banana: Fonte em Potássio, ela alivia o desconforto do inchaço e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo.

Notícias ao Minuto

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...