quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fase final dos Jerns começa nesta sexta-feira com participação de 10 mil atletas

A fase final dos Jerns, maior competição entre escolas do Rio Grande do Norte, começa nesta sexta-feira (9). A cerimônia de abertura será realizada no ginásio Professor Marcelo Carvalho (DED), em Candelária, às 16 horas. O evento contará com representantes das mais de 450 escolas que estarão na disputa em 2015. A solenidade terá desfile das escolas, fogo simbólico, hasteamento de bandeiras, além de uma apresentação de artes marciais. A disputa segue até o dia 30 deste mês.

Ao todo, mais de 10 mil atletas distribuídos em 25 modalidades – divididas nas categorias mirim (sub-12), infantil (sub-14) e juvenil (sub-17). A disputa segue até o próximo dia 30.

Entre as modalidades estão atletismo, badminton, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, handebol de areia, judô, karatê, luta olímpica, nado sincronizado, natação, surf, taekwondô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas e xadrez.

De acordo com o representante da Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria de Estado da Educação, Gileno Souto Junior, a disputa deste ano terá dois entraves, devido as realizações das provas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dia 18, e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 24 e 25.

“Nesses três dias não teremos competições. Muitos atletas vão precisar voltar para o interior para fazer as provas e não haverá condição de ter jogos”, afirmou Gileno.

Para o coordenador de desportos do RN, os Jerns não fazem muito sucesso com o público em geral. De acordo com ele, os pais dos competidores são os que mais estão presentes aos jogos.

Violência

Anteriormente realizada no antigo estádio Machadão, a cerimônia de abertura passou a ser realizada em espaços menores. O motivo? A violência. O responsável pela Codesp lamentou a diminuição do tamanho da cerimônia devido aos recorrentes casos ao longo dos anos.

“As gangues de futebol, de ABC e América, fizeram com que as escolas não mandassem mais os alunos para a abertura. Então foi preferido diminuir o tamanho da abertura para tentar coibir a violência”, declarou.


Do Portal no Ar

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...