domingo, 14 de janeiro de 2018

Abusos sexuais na Igreja, um estigma que persegue o papa em suas viagens

© Fornecido por AFP Outdoor de boas-vindas ao papa Francisco no Peru
A intervenção do Vaticano na congregação laica peruana Sodalício de Vida Cristã e as denúncias de abuso sexual no Chile antecedem a chegada do papa Francisco aos dois países, onde vai encontrar uma Igreja manchada pela tolerância com os sacerdotes pedófilos.

A designação de um comissário apostólico no Sodalício procura silenciar as acusações que as vítimas fazem ao Vaticano. Elas questionam que ele continue protegendo o fundador dessa congregação, o laico Luis Fernando Figari.

Mas "a medida pode refletir um duplo discurso do Vaticano", por não expulsar Figari, disse à AFP o jornalista investigativo peruano Pedro Salinas, coautor do livro "Mitad monjes, mitad soldados" (Metade monges, metade soldados), que revelou o escândalo do Sodalício em 2015.

No Chile, o ambiente tampouco será um mar de rosas para o pontífice argentino. Uma ONG destacou nesta semana que 80 religiosos estão envolvidos em casos de abuso sexual no país, de maioria católica, como o Peru. Informações da AFP. 

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...