![]() |
| Jefferson Rudy Agência Senado - Fátima Bezerra defendeu as ações do PT no controle da Petrobras |
A senadora potiguar Fátima Bezerra, do PT, usou o
seu perfil oficial no Twitter para comentar a crise provocada pela greve dos
caminhoneiros, que chegou neste sábado, 26, ao seu quinto dia, interrompendo
rodovias e dificultando o abastecimento das cidades. E, para a petista, toda
essa crise é consequência a gestão Michel Temer. Ou melhor: do governo
“entreguista”.
“Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis
promovidos pela Petrobras sob a tutela do governo entreguista de Temer é
resultado de uma política irresponsável de preços adotada, indo contra os
interesses da população e da economia nacional”, afirmou ela.
Antes, Fátima Bezerra já havia ironizado, afirmando
que “gasolina a 10 reais, dólar a 4 reais e tem gente até hoje dizendo que ‘era
só tirar a Dilma e o PT'”. “Em julho de 2017 o governo Temer dobrou a alíquota
de PIS/Cofins na gasolina e no diesel. Em um só dia a gasolina subiu 6% e o
diesel 10%. Desde que a Petrobras mudou sua política de reajuste de preços e os
atrelou ao mercado internacional a gasolina aumentou 60,54%”, relembrou a
petista.
“Ao atrelar os preços dos combustíveis ao mercado
internacional a Petrobras reajustou o preço do diesel em 55,77%, desde julho de
2017. Nos 13 anos dos governos Lula e Dilma os reajustes dos combustíveis
ficaram 26% abaixo da inflação. Desinvestimento da Petrobras, aumento da
importação de gasolina e diesel, alta do dolar e alta do preço do barril de
petróleo é a receita explosiva para a elevação dos preços dos combustíveis no
Brasil”, avaliou.
Fátima afirmou ainda que o desinvestimento da
Petrobras gerou desemprego em todo o país e fez com que se aumentasse as
importações de combustíveis. Isso fez o Brasil ficar vulnerável aos preços
internacionais do petróleo. “Em 2001, Parente era ministro de Minas e Energias
de FHC e levou o país ao apagão elétrico. Hoje, como presidente da Petrobras,
levou o Brasil ao apagão de combustíveis. Ao entregarmos o petróleo do pré-sal
para as empresas internacionais corrermos o risco de deixarmos o Brasil sem
combustível, ou de pagarmos um preço elevado por ele, como agora”, pontuou.
Agora RN
