segunda-feira, 28 de maio de 2018

Panelaço e buzinaço marcam pronunciamento de Temer sobre caminhoneiros na TV

© Ueslei Marcelino / Reuters Michel Temer foi a TV anunciar medidas para acabar com greve dos caminhoneiros.

A impopularidade de Michel Temerse refletiu nas manifestações dos brasileiros na noite deste domingo (27) durante seu pronunciamento na TV. Nas capitais, foram registrados panelaços, buzinaços e apitaços contra o presidente.

Em São Paulo, Recife e Brasília, o barulho das panelas e piscar de luzes foi frequente enquanto Temer anunciava as 5 medidas do governo para acabar com a greve dos caminhoneiros.

Greve dos caminhoneiros pode acabar

Na noite deste domingo, Michel Temer foi à TV anunciar 5 medidas do governo, que acatou quase todas as reivindicações dos grevistas:

- Redução de 46 centavos no preço do litro de diesel por 60 dias
Essa queda no preço corresponde à soma de PIS/Cofins e da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) zeradas pelo governo.

"O governo está assumindo sacrifícios no orçamento e naturalmente honrará essa diferença de custo, sem prejuízos para a Petrobras", afirmou Temer.
O desembolso será do Tesouro Nacional.

- Após esses 2 meses, o reajuste do diesel será mensal
Nos últimos meses, os reajustes chegavam a ser diários devido à política de preços da Petrobras, atrelada à cotação do barril de petróleo no mercado externo — em dólar.

Como os aumentos passarão a ser mensais, será possível garantir previsibilidade das empresas de carga e dos motoristas autônomos, afirmou Temer.

- Isenção do eixo suspenso nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais
Essa 1ª medida provisória se refere à circulação de caminhões que não transportam carga total. Eles ficarão isentos de pedágio em todas as estradas brasileiras.

- Tabela mínima de frete
Essa 2ª medida provisória estabelecerá uma política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas.

- Garantia a autônomos de 30% dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
A 3ª medida provisória anunciada pelo presidente reserva aos autônomos um percentual expressivo da Conab.

Huffpost Brasil

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...