sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Direção Interina (Ávila Nicolau), Emite nota explicando a situação do Hospital Toquarta Leopoldina (Japi/ RN).

 


Considerando a realidade dos serviços de saúde do Município de Japi, considerando a má herança gerencial herdada, considerando os questionamentos da população e, especialmente, do legislador Patrício da Barra, viemos, por meio desta, trazer luz ao conhecimento popular acerca da situação da Unidade Mista Toquarta Leopoldina da Costa e das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) da cidade.

Primeiramente, é preciso deixar claro que a saúde é prioridade para gestão e que esforços gigantescos têm sido feitos para que os serviços continuem em funcionamento. Além disso, ressaltamos que admiramos a postura do legislador, pois, pela primeira vez, em alguns anos, ele demonstrou incômodo com uma situação frequente na gestão do ex-prefeito (falta de médicos), ao qual ele era diretamente associado. Ressaltamos que a atual gestora tem dado total apoio às demandas da área da saúde, bem como, de modo incansável, o atual secretário tem feito contato com dezenas de médicos para que esses assumam os plantões.

Ademais, assim como fomos questionados, gostaríamos de questionar o legislador acerca de algumas pontuações, uma vez que a legalidade e a publicidade são princípios da administração pública, conforme a Constituição Federal e o Direito administrativo. A seguir, gostaríamos de algumas respostas:

Onde estava o legislador quando a administração municipal feriu os ditames de uma autarquia federal – Conselho Federal de Enfermagem –, ao instituir carga horária excessiva aos profissionais? Onde estava o legislador quando as Equipes de Saúde da Família estavam prestes a serem cortadas do município por falta de atendimento, especialmente na Zona rural? Onde estava o legislador quando faltava carro para levar a equipe de Queimadas e pacientes precisavam voltar para casa? Onde estava o legislador quando, há mais de um ano, é preciso fazer xerox de receitas, porque a prefeitura não mandava para os serviços? Onde estava o legislador quando o pessoal do hospital, mesmo diante de uma pandemia, arriscando a própria vida, ficou sem receber seu salário e plantões adicionais? Onde estava o legislador quando a Pedra Preta ficou sem atendimento na comunidade por longos períodos? Onde estava o legislador quando, durante a gestão do seu prefeito, faltava, de modo recorrente, médicos e medicamentos? Onde estava o legislador quando a taxa de transmissibilidade do COVID-19 aumentou e não foram ofertados testes para a população de modo adequado? Onde estava o legislador após a eleição? Onde estava quando, no mês de dezembro, o hospital ficou abandonado? Onde estava o legislador quando, no dia 31, dentro do hospital, não havia equipe? Onde ele estava às zero horas que separavam 2020 de 2021?

Nós sabemos onde estamos! Estamos lutando bravamente para manter os serviços funcionando. Sabemos que não é o ideal! Sabemos que o profissional médico é fundamental e que a população tem um direito inegável. O que não podemos admitir é que isso seja usado para fins políticos, somente. Estamos na gestão há 28 dias. Ele (vereador) teve 1.460 dias para defender a saúde e não o fez. Portanto, convidamos o caríssimo e excelentíssimo legislador a inteirar-se da situação, já que parece que ele estava um pouco ausente da realidade nos últimos anos. Contamos inteiramente com sua ajuda, Patrício da Barra. Desejamos ardentemente construir uma saúde digna para o nosso povo e, certamente, iremos conseguir.

O silêncio de Bolsonaro não é inocente

                 A reclusão do presidente contrasta com seu ativismo digital, mina sua credibilidade como futuro líder da oposição e deve en...