![]() |
| © REUTERS/Ueslei Marcelino Carlos Marun concede entrevista em Brasília |
O ministro-chefe da Secretaria de
Governo da Presidência, Carlos Marun, comprometeu-se a apresentar,
neste domingo (27) até as 15h, ao presidente Michel Temer novas
propostas do movimento dos caminhoneiros no esforço de acabar com a
paralisação. Os caminhoneiros apelaram ainda que as medidas sejam estendidas a
todo território nacional.
Os manifestantes querem
desconto de 10% no valor do diesel que será cobrado na bomba, a ampliação desta
redução de 30 para 60 dias e o fim da suspensão da cobrança de tarifa de
pedágio para eixo elevado dos caminhões para todo o país.
Ao longo deste domingo,
Marun e ministros de várias áreas se reunirão no Palácio do Planalto, no
gabinete de gestão de crise, na tentativa de encerrar a
paralisação. Ontem (26) o dia também foi de reuniões, no Palácio do
Planalto.
As reivindicações dos
caminhoneiros, identificados como líderes do movimento, foram
apresentadas a Marun, ontem à noite, após mais de duas horas de reunião,
na sede do governo paulista, com o ministro e o governador de São Paulo, Márcio
França (PSB).
Compromissos
Os representantes do
movimento de paralisação em São Paulo se comprometeram com o ministro a
repassar o acordo aos caminhoneiros de outros estados por grupos de WhatsApp da
categoria, caso a resposta do governo federal seja positiva. Uma nova reunião
com o governador Márcio França está marcada para hoje à tarde e uma
entrevista coletiva está prevista para as 15h.
Antes da conversa com Marun,
os líderes do movimento haviam participado de uma reunião no Palácio dos
Bandeirantes. A proposta de suspender a cobrança do eixo suspenso nos pedágios
das rodovias paulistas ficou acertada para começar a partir da 0h da
próxima terça-feira (29).
Os representantes dos
caminhoneiros prometeram como contrapartida liberar as rodovias no estado, principalmente
os pontos de obstrução na Rodovia Régis Bittencourt (ligação com os estados do
Sul) e no Rodoanel (que interliga várias rodovias na região metropolitana de
São Paulo).
Estudo
O governador paulista
anunciou o estudo de uma proposta de cobrança diferenciada de Imposto Sobre a
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos caminhoneiros autônomos em
2019 que, segundo os líderes presentes, representam 130 mil motoristas de
caminhão no estado de São Paulo. Márcio França também afirmou que pretende retirar
as multas aplicadas pela Polícia Militar Rodoviária aos caminhoneiros durante
os dias de paralisação.
Agência Brasil
