© Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr |
A partir desta segunda-feira (21), o
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento
presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o
segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e,
em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do
protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Antes, o segurado precisava
agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo
modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as
informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já
constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do
benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a
mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para
apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da
residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de
espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem
mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou
celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite
ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar
extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar
cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que
antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia
e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone
135. Informações da Agência Brasil.