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| José Aldenir / Agora RN - Diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Manoel Marques Dantas |
O
Rio Grande do Norte tem assegurados só R$ 6 milhões em 2019 para fazer a
manutenção de 3,2 mil quilômetros de rodovias, segundo o diretor geral do
Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Manoel Marques Dantas.
Hoje, segundo ele, para
recuperar a base e fazer pavimento novo, alargando para a nova plataforma
adotada pelo DER com 10m, sendo duas faixas de rolamento com 3,5 m e 1,5m pra
cada lado, seriam necessários investimentos de R$ 600 mil por quilômetro.
A estimativa do DER é que
2,5 mil quilômetros dessa malha no RN necessitem de restauração o mais rápido
possível.
“Se fôssemos refazer a base
e o recapeamento dessa malha ao longo de 10 anos, seriam precisos R$ 150
milhões por ano, um total de R$ 1,5 bilhão para os próximos 10 anos, e outros
12 milhões/ano para a conservação e manutenção de toda a malha”, calcula
Manoel.
Os recursos viriam do Banco
Mundial, BNDES ou qualquer outra fonte de financiamento, mais a Cide
(Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico).
“Nossa esperança é que a
Cide, contribuição que incide sobre a importação e a comercialização de
combustíveis, não seja retirada pelo governo federal, a exemplo do que foi
feito com o diesel”, afirmou.
A retirada da Cide sobre o
diesel foi feita ano passado durante a greve dos caminhoneiros pelo governo
federal em meio a protestos em todo o País contra o aumento no preço dos
combustíveis. A Petrobras já anunciou que a política de reajuste dos preços não
mudará.
A se manter essa decisão, a
expectativa de Manoel Marques é que a arrecadação da Cide deste ano será R$ 13
milhões, R$ 7 milhões dos quais seriam destinados para a conclusão de obras
iniciadas no ano passado e R$ 6 milhões, aplicados na conservação e manutenção.
“O restante, eu tenho fé, virá da Fonte 100”, acredita o diretor do DER.
Ainda segundo ele, mesmo
assim, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, não acredita que
só a Cide seria insuficiente para recuperar e manter sem buracos toda a malha.
Agora
RN
